CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

2023

Moléculas 3D

Aula prática UC3 - Bioquímica dos alimentos.
3ª Série A 
Prof.ª Alessandra Tanus


2022


                              PROJETO SISTEMÁTICA
Prof. David de Almeida em parceria com Prof.ª Rosely C. R. Ribeiro
Turma: 3ªs Séries do Ensino Médio

Período de 08/03/2022 a 11/03/2022

Com o objetivo de melhorar o entendimento do assunto: Sistemática - evolução e classificação dos táxons, os alunos procuraram em revistas quaisquer assunto com um nome científico de um ser vivo. Descrevendo a sua classificação de acordo com o sistema de Karl Von Linné e apontando as regras de classificação.











2019
22-05-2019
AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA
Observando o desenvolvimento das plantas
Prof. David - 3ª Série B

23-04-2019
UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA

2ª Série C
Prof.ª Alessandra
Construindo gráficos de Funções Trigonométricas utilizando o Software Geogebra, para analisar variações nas funções  trigonométricas.

 10-04-2019

ATIVIDADES PARA SEREM REALIZADAS EM SALA DE AULA

Prof. Rogério





                                                                                        22-03-2019
BIOLOGIA NA SALA DE LEITURA
PROJETO SISTEMÁTICA
Prof. David de Almeida em parceria com Prof.ª Rosely C. R. Ribeiro
Turma: 3ªs Séries do E.M.
 
 
 




2018
22/12/2018












20/12/2018












09/11/2018
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE 

    Ex alunos do Amílcare, agora alunos da FAEF , realizam palestra sobre a importância da doação de sangue. 
   Palestra realizada com os alunos dos terceiros anos, nas aulas de Biologia do Prof. David.



12/09/2018
NIVELAMENTO MATEMÁTICA - 1º ANO - PROF.ª MARLI
 
 
 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA LÚDICA DE MATEMÁTICA 
AÇÃO DO MMR (MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS)
15/08/2018
        Utilização das ferramentas da plataforma "Aventuras do Currículo +", com foco nos Números Racionais.
          Aqui os conceitos matemáticos são úteis para compreender o mundo e atuar melhor nele.


QUEM ESCREVERÁ A MELHOR INTERPRETAÇÃO? 

As professoras Damares e Marli, com a cooperação da professora Rosely, elaboraram um projeto para auxiliar nossos alunos a melhorar o vocabulário e interpretar melhor os diversos gêneros textuais. toda semana um novo texto é apresentado aos alunos e exposto na Sala de Leitura. O aluno que escrever a melhor interpretação será premiado.

Semana de 03 a 09 de maio, texto escolhido:


 Semana de 19 a 25 de abril,  texto escolhido:

Aluna Mariana, ganhadora da semana, com a prof.ª Marli


Aluna vencedora da primeira semana com a professora Damares





















Agosto de 2017

PROJETO BOTÂNICA: 

A REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS

 

 

1ª FEIRA DE CIÊNCIAS 

27 de outubro de 2016






PREPARAÇÃO ACADÊMICA - 2016

PROFª SILVIA GUEDES


       A partir dos conteúdos trabalhados na disciplina de Preparação Acadêmica , os alunos do 2º D produziram uma campanha com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da educação e do estudo. 





E.E. Amilcare Mattei- Ensino Integral

RELATÓRIO USO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
Profª Alessandra

3º Bimestre-2015
07/08
2º B – Contextualizando Sistemas
Ø  Conteúdo: Sistemas Lineares
Ø  Habilidades desenvolvidas:
                - Resolver situação-problema envolvendo sistemas lineares.
                 - Resolver problemas lineares por meio da Regra de Cramer.
13/08
2º A – Contextualizando Sistemas
Ø  Conteúdo: Sistemas Lineares
Ø  Habilidades desenvolvidas:
                - Resolver situação-problema envolvendo sistemas lineares.
                 - Resolver problemas lineares por meio da Regra de Cramer.
14/08
1ºD - Análise de gráficos (Winplot/geoogebra)
Ø  Conteúdo: Função do 2º grau
Ø  Habilidades desenvolvidas:
- Reconhecer um gráfico de uma função do 2º grau.
- Identificar as características principais de uma função do 2º grau.
 - Resolver situações-problemas envolvendo máximos e mínimos de função do 2º grau.

 - Perceber o deslocamento da parábola nos gráficos das funções.

27/08                        
2º A - Chances no jogo (Hexágono)
Ø  Conteúdo: Probabilidade
Ø  Habilidades desenvolvidas:
 - Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
                - Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.

                 - Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
                28/08                        
2º B - Chances no jogo (Hexágono)
Ø  Conteúdo: Probabilidade
Ø  Habilidades desenvolvidas:
 - Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
                - Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
                 - Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
03/09
2º A - Chances no jogo (Poliedros de Platão)
Ø  Conteúdo: Probabilidade
Ø  Habilidades desenvolvidas:
- Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
 - Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
 - Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
10/09
2º A – Formando grupos
Ø  Conteúdo: Raciocínio Combinatório.
Ø  Habilidades desenvolvidas:
- Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística
- Utilizar conhecimentos de estatística  e probabilidade com recurso para a construção de argumentação.
11/09
2º B – Formando grupos
Ø  Conteúdo: Raciocínio Combinatório.
Ø  Habilidades desenvolvidas:
- Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística
- Utilizar conhecimentos de estatística  e probabilidade com recurso para a construção de argumentação.
17/09
2ºA- Chances no jogo (Poliedros de Platão)
Ø  Conteúdo: Probabilidade
Ø  Habilidades desenvolvidas:
- Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
 - Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos
- Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
2ºA – Cor exata
Ø  Conteúdo: Probabilidade e análise combinatória.
Ø  Habilidades desenvolvidas:
- Identificar e relacionar variáveis em um experimento.
 - Coletar e organizar dados necessários para descrever a eficiência de um sistema.
 - Utilizar a análise combinatória, por meio dos cálculos de arranjo e probabilidade na solução de situações prática.
 - Compreender conceitos desses conteúdos, associando-os a exemplos da vida cotidiana.
28/08, 11/09 e 18/9
1ºD – Projeto Energia
1º Momento: Seminário
Ø  Conteúdo: Pesquisa sobre os diferentes tipos de energia
Montagem do material para apresentação do seminário
Oralização dos conteúdos do seminário
Ø  Habilidades desenvolvidas:
Pesquisar, analisar e resumir, materiais de diversas fontes sobre energia.
Esquematizar informações e organizar as informações para apresentação dos Power Point
Trabalhar em equipe
Externar informações de forma clara e objetiva as informações abordadas no Power Point
2º Momento: Maquete
Ø  Conteúdo:
Transformar objeto bidimensional em tridimensional

Ø  Habilidades desenvolvidas:
Trabalhar em equipe
Desenvolvimento de coordenação motora e criatividade na construção de maquete.





E.E. Amilcare Mattei- Ensino Integral
RELATÓRIO USO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
Profª Alessandra

4º Bimestre-2015
01/10
2º A – Situações Problemas Análise Combinatória
Ø  Conteúdo: Análise combinatória
Ø  Habilidades desenvolvidas:
                - Resolver situação-problema envolvendo Análise Combinatória.
                 - Resolver problemas.
07/10
2º A – Retomando Geometria Plana
Ø  Conteúdo: Área e perímetro  de figuras planas
Ø  Habilidades desenvolvidas:
 - Identificar características de figuras planas
- Desenhar figuras planas.
- Sistematizar as fórmulas para o calculo de área de figuras plana.
- Calcular a área de algumas figuras geométricas.
- Calcular o perímetro de algumas figuras geométricas
08/10
2º B – Retomando Geometria Plana
Ø  Conteúdo: Área e perímetro  de figuras planas
Ø  Habilidades desenvolvidas:
 - Identificar características de figuras planas
- Desenhar figuras planas.
- Sistematizar as fórmulas para o calculo de área de figuras plana.
- Calcular a área de algumas figuras geométricas.
- Calcular o perímetro de algumas figuras geométricas
16/10
2º B –  Geometria Plana, retomando ângulos e triângulos.
Ø  Conteúdo: Ângulos e Triângulos
Ø  Habilidades desenvolvidas:
 - Reconhecer que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre 180°
- Reconhecer que a soma dos ângulos internos de qualquer quadrilátero é 360°
22/10
2º A – Geometria Plana: Polígonos Regulares
Ø  Conteúdo: Polígonos Regulares
Habilidades desenvolvidas
- Identificar características de figuras planas ou espaciais.
- Reconhecer um polígono regular
  - Calcular as diagonais de um polígono.
 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de diagonais de um polígono.
 - Utilizar conhecimentos geométricos de um polígono regular.
23/10
2º B – Geometria Plana: Polígonos Regulares
Ø  Conteúdo: Polígonos Regulares
Habilidades desenvolvidas
- Identificar características de figuras planas ou espaciais.
- Reconhecer um polígono regular
  - Calcular as diagonais de um polígono.
 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de diagonais de um polígono.
 - Utilizar conhecimentos geométricos de um polígono regular.
endif]>Conteúdo: Análise combinatória
Ø  Habilidades desenvolvidas:
                - Resolver situação-problema envolvendo Análise Combinatória.
                 - Resolver problemas.
07/10
2º A – Retomando Geometria Plana
Ø  Conteúdo: Área e perímetro  de figuras planas
Ø  Habilidades desenvolvidas:
 - Identificar características de figuras planas
- Desenhar figuras planas.
- Sistematizar as fórmulas para o calculo de área de figuras plana.
- Calcular a área de algumas figuras geométricas.
- Calcular o perímetro de algumas figuras geométricas
23/10  e 06/11 1ºD – Projeto Energia
3º Momento: Conta de Luz.
Ø  Conteúdo: Diferentes tipos de energia e fazer a leitura de uma conta de luz.
Ø  Habilidades desenvolvidas:
-Pesquisar, qual o consumo apresentado na última conta recebida.
- Analisar qual foi o consumo do mês e nos meses anteriores.
-Assistir ao vídeo: Geradores de energia.
29/10
2º A – Contextualizado a Relação de Euler.
Ø  Conteúdo: Relação de Euler
Habilidades desenvolvidas
- Distinguir um polígono convexo
- Identificar os elementos de um polígono
- Resolver situação problemas utilizando a relação de Euler
-Calcular o numero das diagonais de um polígono
05/11
2º A – Planificação de Prismas
Ø  Conteúdo: Prismas
Ø  Habilidades desenvolvidas:
 - Identificar características de figuras planas ou espaciais.
- Identificar características de um prisma.
- Identificar o vértice, arestas e faces de um prisma.
- Calcular área da superfície do prisma e a área total.
-Calcular o volume do prisma.
-Construir um prisma.
07/10
2º A – Retomando Geometria Plana
Ø  Conteúdo: Área e perímetro  de figuras planas
Ø  Habilidades desenvolvidas:
 - Identificar características de figuras planas
- Desenhar figuras planas.
- Sistematizar as fórmulas para o calculo de área de figuras plana.
- Calcular a área de algumas figuras geométricas.
- Calcular o perímetro de algumas figuras geométricas
06/11
2º B – Planificação de Prismas
Ø  Conteúdo: Prismas
Ø  Habilidades desenvolvidas:
 - Identificar características de figuras planas ou espaciais.
- Identificar características de um prisma.
- Identificar o vértice, arestas e faces de um prisma.
- Calcular área da superfície do prisma e a área total.
-Calcular o volume do prisma.
-Construir um prisma.
12/11
2º A – Planificação de Pirâmide
Ø  Conteúdo: Pirâmide
Ø  Habilidades desenvolvidas:
 - Identificar características de figuras planas ou espaciais.
- Identificar características de uma pirâmide.
- Identificar o vértice, arestas e faces de uma pirâmide.
- Calcular área da superfície de uma pirâmide e a área total.
-Calcular o volume de uma pirâmide.
-Construir uma pirâmide.
13/11
2º B – Planificação de Pirâmide
Ø  Conteúdo: Pirâmide
Ø  Habilidades desenvolvidas:
 - Identificar características de figuras planas ou espaciais.
- Identificar características de uma pirâmide.
- Identificar o vértice, arestas e faces de uma pirâmide.
- Calcular área da superfície de uma pirâmide e a área total.
-Calcular o volume de uma pirâmide.
-Construir uma pirâmide.
13/11, 20/11 e 27/11
1ºD – Sismologia e os Logaritmos
Ø  Conteúdo: Logaritmo
Ø  Habilidades desenvolvidas:
 - Montar um sismógrafo escolar;
- Definir conceitos físicos fundamentais envolvidos na sismologia;
- Determinar a magnitude, na escala Richter, de um sismo usando uma função logarítmica;
an style='font:7.0pt "Times New Roman"'>  Habilidades desenvolvidas:
 - Identificar características de figuras planas ou espaciais.
- Identificar características de um prisma.
- Identificar o vértice, arestas e faces de um prisma.
- Calcular área da superfície do prisma e a área total.
-Calcular o volume do prisma.
-Construir um prisma.
07/10
2º A – Retomando Geometria Plana
Ø  Conteúdo: Área e perímetro  de figuras planas
Ø  Habilidades desenvolvidas:
 - Identificar características de figuras planas
- Desenhar figuras planas.
- Sistematizar as fórmulas para o calculo de área de figuras plana.
- Calcular a área de algumas figuras geométricas.
- Calcular o perímetro de algumas figuras geométricas
19/11
2º A – Planificação de um cilindro
Ø  Conteúdo: Cilindro
Ø  Habilidades desenvolvidas:
 - Identificar características de figuras planas ou espaciais.
- Identificar características de um cilindro.
- Identificar o vértice, arestas e faces  de um cilindro.
- Calcular área da superfície e a área total de um cilindro.
-Calcular o volume do cilindro.
-Construir  um cilindro.
20/11 e 27/11
2º B – Planificação de um cilindro
Ø  Conteúdo: Cilindro
Ø  Habilidades desenvolvidas:
 - Identificar características de figuras planas ou espaciais.
- Identificar características de um cilindro.
- Identificar o vértice, arestas e faces  de um cilindro.
- Calcular área da superfície e a área total de um cilindro.
-Calcular o volume do cilindro.
-Construir  um cilindro.

03/12
2º A – Autoavaliação e avaliação da disciplina Práticas de Laboratório
Ø  Conteúdo: Autoavaliação
Ø  Habilidades desenvolvidas:
 - Levar o aluno a tomar consciência de seu percurso de aprendizagem e se responsabilizar pelo seu empenho em avançar.
- Ajudar a professora a planejar intervenções para melhorar a pratica das aulas.
04/12
2º B e 1ºD – Autoavaliação e avaliação da disciplina Práticas de Laboratório
Ø  Conteúdo: Autoavaliação
Ø  Habilidades desenvolvidas:
 - Levar o aluno a tomar consciência de seu percurso de aprendizagem e se responsabilizar pelo seu empenho em avançar.
- Ajudar a professora a planejar intervenções para melhorar a pratica das aulas.

 
 

 





 
 


 
 











CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DA HORTA NA ESCOLA
Profª Marli e Profª Celia
 



 
 






 


 
 






 











PG x Jogo de Xadrez
Habilidade da PG:
 
- Reconhecer o padrão de regularidade de uma sequência aritmética  ou de uma sequência geométrica;
Utilizar a linguagem Matemática  para expressar a regularidade dos padrões de sequências numéricas. 
 
Trabalho: A história do jogo de Xadrez é um exemplo bastante interessante de como nossa  percepção  pode ser enganada quando somamos um grande número de termos de uma sequência. 

Dicas: sites e o livro "O homem que calculava" de Malba Tahan.

     


Prof. David Almeida














                                                                                   
                                   


















 LABORATÓRIO DE QUÍMICA

AULAS PRÁTICAS NO LABORATÓRIO COM A PROFESSORA CELIA LOPES








Um comentário:

  1. Parabéns professores(as) Alessandra, Mauro, Marli, Sandra, Silvia Guedes, David, Damares, Pedro, Celia. Vocês são nota 10!!!!

    ResponderExcluir