2023
Moléculas 3D
2022
PROJETO SISTEMÁTICAProf. David de Almeida em parceria com Prof.ª Rosely C. R. RibeiroTurma: 3ªs Séries do Ensino Médio
Período de 08/03/2022 a 11/03/2022
Com o objetivo de melhorar o entendimento do assunto: Sistemática - evolução e classificação dos táxons, os alunos procuraram em revistas quaisquer assunto com um nome científico de um ser vivo. Descrevendo a sua classificação de acordo com o sistema de Karl Von Linné e apontando as regras de classificação.
2019
22-05-2019
23-04-2019
AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA
Observando o desenvolvimento das plantas
Prof. David - 3ª Série B
UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA
2ª Série C
Prof.ª Alessandra
Construindo gráficos de Funções Trigonométricas utilizando o Software Geogebra, para analisar variações nas funções trigonométricas.
ATIVIDADES PARA SEREM REALIZADAS EM SALA DE AULA
Prof. Rogério
BIOLOGIA NA SALA DE LEITURA
PROJETO SISTEMÁTICA
Prof. David de Almeida em parceria com Prof.ª Rosely C. R. Ribeiro
Turma: 3ªs Séries do E.M.
2018
22/12/2018
20/12/2018
09/11/2018
12/09/2018
20/12/2018
09/11/2018
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE
Ex alunos do Amílcare, agora alunos da FAEF , realizam palestra sobre a importância da doação de sangue.
Palestra realizada com os alunos dos terceiros anos, nas aulas de Biologia do Prof. David.
12/09/2018
NIVELAMENTO MATEMÁTICA - 1º ANO - PROF.ª MARLI
AÇÃO DO MMR (MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS)
15/08/2018
Utilização das ferramentas da plataforma "Aventuras do Currículo +", com foco nos Números Racionais.
Aqui os conceitos matemáticos são úteis para compreender o mundo e atuar melhor nele.
QUEM ESCREVERÁ A MELHOR INTERPRETAÇÃO?
As professoras Damares e Marli, com a cooperação da professora Rosely, elaboraram um projeto para auxiliar nossos alunos a melhorar o vocabulário e interpretar melhor os diversos gêneros textuais. toda semana um novo texto é apresentado aos alunos e exposto na Sala de Leitura. O aluno que escrever a melhor interpretação será premiado.
Semana de 03 a 09 de maio, texto escolhido:
Semana de 19 a 25 de abril, texto escolhido:
Aluna Mariana, ganhadora da semana, com a prof.ª Marli
Aluna vencedora da primeira semana com a professora Damares
Agosto de 2017
PROJETO BOTÂNICA:
A REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS
1ª FEIRA DE CIÊNCIAS
27 de outubro de 2016
PREPARAÇÃO ACADÊMICA - 2016
PROFª SILVIA GUEDES
A partir dos conteúdos trabalhados na disciplina de Preparação Acadêmica , os alunos do 2º D produziram uma campanha com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da educação e do estudo.
E.E. Amilcare Mattei- Ensino Integral
RELATÓRIO USO DO
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
Profª Alessandra
3º Bimestre-2015
07/08
2º B –
Contextualizando Sistemas
Ø
Conteúdo:
Sistemas Lineares
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
-
Resolver situação-problema envolvendo sistemas lineares.
-
Resolver problemas lineares por meio da Regra de Cramer.
13/08
2º A –
Contextualizando Sistemas
Ø
Conteúdo:
Sistemas Lineares
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
-
Resolver situação-problema envolvendo sistemas lineares.
-
Resolver problemas lineares por meio da Regra de Cramer.
14/08
1ºD - Análise de gráficos
(Winplot/geoogebra)
Ø
Conteúdo:
Função do 2º grau
Ø Habilidades desenvolvidas:
-
Reconhecer um gráfico de uma função do 2º grau.
-
Identificar as características principais de uma função do 2º grau.
- Resolver situações-problemas envolvendo
máximos e mínimos de função do 2º grau.
- Perceber o deslocamento da parábola nos
gráficos das funções.
2º A - Chances no jogo (Hexágono)
Ø
Conteúdo:
Probabilidade
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
-
Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
-
Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
-
Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
28/08
2º B - Chances no
jogo (Hexágono)
Ø
Conteúdo:
Probabilidade
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
-
Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
-
Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
-
Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
03/09
2º A - Chances no
jogo (Poliedros de Platão)
Ø
Conteúdo:
Probabilidade
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
- Resolver
situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
- Resolver problema
com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
10/09
2º A – Formando
grupos
Ø
Conteúdo:
Raciocínio Combinatório.
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de
estatística
- Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade com recurso para a construção
de argumentação.
11/09
2º B – Formando
grupos
Ø
Conteúdo:
Raciocínio Combinatório.
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de
estatística
- Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade com recurso para a construção
de argumentação.
17/09
2ºA- Chances no
jogo (Poliedros de Platão)
Ø
Conteúdo:
Probabilidade
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
- Resolver
situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos
- Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou
gráficos.
2ºA – Cor exata
Ø
Conteúdo:
Probabilidade e análise combinatória.
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Identificar e relacionar variáveis em um experimento.
- Coletar e organizar
dados necessários para descrever a eficiência de um sistema.
- Utilizar a análise
combinatória, por meio dos cálculos de arranjo e probabilidade na solução de
situações prática.
- Compreender
conceitos desses conteúdos, associando-os a exemplos da vida cotidiana.
28/08, 11/09 e 18/9
1ºD – Projeto
Energia
1º Momento: Seminário
Ø
Conteúdo:
Pesquisa sobre os diferentes tipos de energia
Montagem do material para apresentação do
seminário
Oralização dos conteúdos do seminário
Ø Habilidades desenvolvidas:
Pesquisar, analisar e resumir, materiais de
diversas fontes sobre energia.
Esquematizar informações e organizar as
informações para apresentação dos Power Point
Trabalhar em equipe
Externar informações de forma clara e
objetiva as informações abordadas no Power Point
2º Momento: Maquete
Ø
Conteúdo:
Transformar objeto bidimensional em
tridimensional
Ø Habilidades desenvolvidas:
Trabalhar em equipe
Desenvolvimento de coordenação motora e
criatividade na construção de maquete.
E.E. Amilcare Mattei- Ensino Integral
RELATÓRIO USO DO
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
Profª Alessandra
4º Bimestre-2015
01/10
2º A – Situações
Problemas Análise Combinatória
Ø
Conteúdo:
Análise combinatória
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
-
Resolver situação-problema envolvendo Análise Combinatória.
-
Resolver problemas.
07/10
2º A – Retomando Geometria
Plana
Ø
Conteúdo:
Área e perímetro de figuras planas
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Identificar
características de figuras planas
- Desenhar figuras planas.
- Sistematizar as fórmulas para o calculo de área de figuras
plana.
- Calcular a área de algumas figuras geométricas.
- Calcular o perímetro de algumas figuras geométricas
08/10
2º B – Retomando Geometria
Plana
Ø
Conteúdo:
Área e perímetro de figuras planas
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Identificar
características de figuras planas
- Desenhar figuras planas.
- Sistematizar as fórmulas para o calculo de área de figuras
plana.
- Calcular a área de algumas figuras geométricas.
- Calcular o perímetro de algumas figuras geométricas
16/10
2º B – Geometria Plana, retomando ângulos e
triângulos.
Ø
Conteúdo:
Ângulos e Triângulos
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Reconhecer que a
soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre 180°
- Reconhecer que a soma dos ângulos internos de qualquer
quadrilátero é 360°
22/10
2º A – Geometria Plana:
Polígonos Regulares
Ø
Conteúdo:
Polígonos Regulares
Habilidades
desenvolvidas
- Identificar características de figuras planas ou
espaciais.
- Reconhecer um polígono regular
- Calcular as
diagonais de um polígono.
- Resolver
situação-problema que envolva conhecimentos de diagonais de um polígono.
- Utilizar
conhecimentos geométricos de um polígono regular.
23/10
2º B – Geometria Plana:
Polígonos Regulares
Ø
Conteúdo:
Polígonos Regulares
Habilidades
desenvolvidas
- Identificar características de figuras planas ou
espaciais.
- Reconhecer um polígono regular
- Calcular as
diagonais de um polígono.
- Resolver
situação-problema que envolva conhecimentos de diagonais de um polígono.
- Utilizar
conhecimentos geométricos de um polígono regular.
endif]>Conteúdo:
Análise combinatória
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
-
Resolver situação-problema envolvendo Análise Combinatória.
-
Resolver problemas.
07/10
2º A – Retomando Geometria
Plana
Ø
Conteúdo:
Área e perímetro de figuras planas
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Identificar
características de figuras planas
- Desenhar figuras planas.
- Sistematizar as fórmulas para o calculo de área de figuras
plana.
- Calcular a área de algumas figuras geométricas.
- Calcular o perímetro de algumas figuras geométricas
23/10 e 06/11 1ºD – Projeto Energia
3º Momento: Conta de Luz.
Ø
Conteúdo:
Diferentes tipos de energia e fazer a leitura de uma conta de luz.
Ø Habilidades desenvolvidas:
-Pesquisar, qual o consumo apresentado na última conta recebida.
-
Analisar qual foi o consumo do mês e nos meses anteriores.
-Assistir
ao vídeo: Geradores de energia.
29/10
2º A – Contextualizado a Relação
de Euler.
Ø
Conteúdo:
Relação de Euler
Habilidades
desenvolvidas
- Distinguir um polígono convexo
- Identificar os elementos de um polígono
- Resolver situação problemas utilizando a relação de Euler
-Calcular o numero das diagonais de um polígono
05/11
2º A – Planificação de
Prismas
Ø
Conteúdo:
Prismas
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Identificar
características de figuras planas ou espaciais.
- Identificar características de um prisma.
- Identificar o vértice, arestas e faces de um prisma.
- Calcular área da superfície do prisma e a área total.
-Calcular o volume do prisma.
-Construir um prisma.
07/10
2º A – Retomando Geometria
Plana
Ø
Conteúdo:
Área e perímetro de figuras planas
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Identificar
características de figuras planas
- Desenhar figuras planas.
- Sistematizar as fórmulas para o calculo de área de figuras
plana.
- Calcular a área de algumas figuras geométricas.
- Calcular o perímetro de algumas figuras geométricas
06/11
2º B – Planificação de
Prismas
Ø
Conteúdo:
Prismas
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Identificar
características de figuras planas ou espaciais.
- Identificar características de um prisma.
- Identificar o vértice, arestas e faces de um prisma.
- Calcular área da superfície do prisma e a área total.
-Calcular o volume do prisma.
-Construir um prisma.
12/11
2º A – Planificação de
Pirâmide
Ø
Conteúdo:
Pirâmide
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Identificar
características de figuras planas ou espaciais.
- Identificar características de uma pirâmide.
- Identificar o vértice, arestas e faces de uma pirâmide.
- Calcular área da superfície de uma pirâmide e a área
total.
-Calcular o volume de uma pirâmide.
-Construir uma pirâmide.
13/11
2º B – Planificação de
Pirâmide
Ø
Conteúdo:
Pirâmide
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Identificar
características de figuras planas ou espaciais.
- Identificar características de uma pirâmide.
- Identificar o vértice, arestas e faces de uma pirâmide.
- Calcular área da superfície de uma pirâmide e a área
total.
-Calcular o volume de uma pirâmide.
-Construir uma pirâmide.
13/11, 20/11 e 27/11
1ºD – Sismologia e os
Logaritmos
Ø
Conteúdo:
Logaritmo
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Montar um
sismógrafo escolar;
- Definir conceitos físicos fundamentais envolvidos na
sismologia;
- Determinar a magnitude, na escala Richter, de um sismo
usando uma função logarítmica;
an style='font:7.0pt "Times New Roman"'>
Habilidades
desenvolvidas:
- Identificar
características de figuras planas ou espaciais.
- Identificar características de um prisma.
- Identificar o vértice, arestas e faces de um prisma.
- Calcular área da superfície do prisma e a área total.
-Calcular o volume do prisma.
-Construir um prisma.
07/10
2º A – Retomando Geometria
Plana
Ø
Conteúdo:
Área e perímetro de figuras planas
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Identificar
características de figuras planas
- Desenhar figuras planas.
- Sistematizar as fórmulas para o calculo de área de figuras
plana.
- Calcular a área de algumas figuras geométricas.
- Calcular o perímetro de algumas figuras geométricas
19/11
2º A – Planificação de um cilindro
Ø
Conteúdo:
Cilindro
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Identificar
características de figuras planas ou espaciais.
- Identificar características de um cilindro.
- Identificar o vértice, arestas e faces de um cilindro.
- Calcular área da superfície e a área total de um cilindro.
-Calcular o volume do cilindro.
-Construir um
cilindro.
20/11 e 27/11
2º B – Planificação de um
cilindro
Ø
Conteúdo:
Cilindro
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Identificar
características de figuras planas ou espaciais.
- Identificar características de um cilindro.
- Identificar o vértice, arestas e faces de um cilindro.
- Calcular área da superfície e a área total de um cilindro.
-Calcular o volume do cilindro.
-Construir um
cilindro.
03/12
2º A – Autoavaliação e
avaliação da disciplina Práticas de Laboratório
Ø
Conteúdo:
Autoavaliação
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Levar o aluno a
tomar consciência de seu percurso de aprendizagem e se responsabilizar pelo seu
empenho em avançar.
- Ajudar a professora a planejar intervenções para melhorar
a pratica das aulas.
04/12
2º B e 1ºD – Autoavaliação e
avaliação da disciplina Práticas de Laboratório
Ø
Conteúdo:
Autoavaliação
Ø
Habilidades
desenvolvidas:
- Levar o aluno a
tomar consciência de seu percurso de aprendizagem e se responsabilizar pelo seu
empenho em avançar.
- Ajudar a professora a planejar intervenções para melhorar
a pratica das aulas.
CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DA HORTA NA ESCOLA
Profª Marli e Profª Celia








PG x Jogo de Xadrez
Habilidade da PG:
- Reconhecer o padrão de regularidade de uma sequência aritmética ou de uma sequência geométrica;
Utilizar a linguagem Matemática para expressar a regularidade dos padrões de sequências numéricas.
Trabalho: A história do jogo de Xadrez é um exemplo bastante interessante de como nossa percepção pode ser enganada quando somamos um grande número de termos de uma sequência.
Dicas: sites e o livro "O homem que calculava" de Malba Tahan.
- Reconhecer o padrão de regularidade de uma sequência aritmética ou de uma sequência geométrica;
Utilizar a linguagem Matemática para expressar a regularidade dos padrões de sequências numéricas.
Trabalho: A história do jogo de Xadrez é um exemplo bastante interessante de como nossa percepção pode ser enganada quando somamos um grande número de termos de uma sequência.
Dicas: sites e o livro "O homem que calculava" de Malba Tahan.
Prof. David Almeida
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
AULAS PRÁTICAS NO LABORATÓRIO COM A PROFESSORA CELIA LOPES
Parabéns professores(as) Alessandra, Mauro, Marli, Sandra, Silvia Guedes, David, Damares, Pedro, Celia. Vocês são nota 10!!!!
ResponderExcluir