CÓDIGOS E LINGUAGENS

       2023
16 de março de 2023
Uma quinta-feira dedicada à leitura!!
 Prof.ª Ana Lucia de Língua Portuguesa com os alunos das 3.ᵃˢ Séries marcando presença na Sala de Leitura para a leitura compartilhada do conto Negrinha de Monteiro Lobato.


  


13 de março de 2023
Aula de Língua Portuguesa na 1ª Série A, prof. Adriel.
Temática: "Combatendo o Bullying e Cyberbullying





2020
Março de 2020

 

Fevereiro de 2020







2019 
14/08/2019
2ª SEMANA DE RECUPERAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Alunos do 3º A preparando o Sarau, os monitores (em pé) ajudando os colegas.

02/08/2019
1ª SEMANA DE AULA RECUPERAÇÃO
Língua Portuguesa - Prof.ª Ana Lucia

3º A - Aprendendo com o jogo Kahoot

3º B - Foco total nos estudos

06/06/2019
AÇÃO EXITOSA DE TUTORIA
  Prof.ª Ana Lucia emplacou 7 tutoradas na 2ª Fase CUCo - Vem pra Usp.

24/05/2019
PROJETO LENDO E ENRIQUECENDO
Prof.ª Ana Lucia - 3ª Série B
Início da Leitura do livro Terra Sonâmbula de Mia Couto.

21/05/2019


MMR 
(Método de Melhoria de Resultados)

AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Prof.ª Ana Lucia - 3ª Série 

  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



28/02/2019
 
 
 

12/02/2019
EQUIPE DE LINGUAGENS NA SALA DE LEITURA
FORMAÇÃO CONTINUADA

18/02/2019
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 2018
22/12/2018
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

20/12/2018

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


14/12/2018
Exposição de obras modernistas feitas nas aulas de Arte pelas 3ªs Séries.
 
 



09/11/2018
PRODUÇÃO DE UMA ENTREVISTA TELEVISIVA 

Aula de Língua Portuguesa da Prof.ª Milena realizada na Sala de Leitura.
Os alunos do 2º Ano A receberam um roteiro para a produção de uma entrevista televisiva (características e estruturação; tema; roteiro e revisão).
Habilidade: Analisar o uso da linguagem na produção de entrevistas em interface com a construção da identidade social.
 
 
 
 
 


23/10/2018
   Prof.ª Milena utilizando o Ensino Híbrido em suas aulas de Língua Portuguesa nos Segundos Anos.
   Conteúdo: Naturalismo e análise da obra "O Cortiço" de Aluísio Azevedo.
  Habilidade: Relacionar texto, Valores próprios da contemporaneidade.

17/08/2018


MAIS UMA AÇÃO DO MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS PARA A LÍNGUA PORTUGUESA

  A Prof.ª Ana Lucia acompanha sua turma com atividades diferenciadas, fazendo uso da tecnologia a favor da aprendizagem dos alunos.
  Na E.E. Prof. Amílcare Mattei o ensino da gramática vira diversão.

15/08/2018

LÍNGUA PORTUGUESA INICIA  AS AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS (MMR)

           Alunos do 2º Ano B do Ensino Médio aprendendo Verbos e Concordância   Nominal e Verbal de forma lúdica , utilizando o jogo educativo KAHOOT. 
      Sequência Didática criada e mediada pela Professora de Língua Portuguesa e Coordenadora da Área  de Linguagens (PCA) Ana Lucia Palmieri Barboza.
Nada como aprender brincando...

 
 
 
 



06/06/2018
ATIVIDADES CURRICULARES COM O GÊNERO POÉTICO
3º ANO - PROFESSORA ANA LUCIA

   Situação de atividade 6, exercício 1 da página 69:
  No caderno, elabore um poema que revele seu olhar crítico a respeito de alguma injustiça social. Siga de perto o estilo de Ferreira Gullar, poeta contemporâneo que também fez de sua obra de arte instrumento para transformar o mundo.
  A aluna Sarah Lopes, do 3º ano B, lembrou dos professores em seu poema e da luta constante por um mundo com uma melhor educação.
PROFESSORES
                                              Sarah Lopes

                                                   Ensinamos a humanidade
                                                   Formamos a futura geração
                                                   Somos para o mundo
                                                   Uma grande parte de sua formação

                                                   Somos como a luz das estrelas
                                                   Que nem sempre somos notados
                                                    Mas, no futuro deles,
                                                    Faremos grande falta.

05/05/2018
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

05/05/2018
1ª CLÍNICA DE QUIMBOL
 NA E.E. PROF. AMÍLCARE MATTEI
 
 
 
 
 

02/05/2018
#EnsinoHibido
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

26/03/2018



 2017        





 
 
 
 

   Outubro de 2016

Da Teoria Literária à Prática Escolar
Por Juliana Abib – Professora Coordenadora da Área de Linguagens

Não há dúvidas de que certas noções da teoria literária podem contribuir para dinamizar as práticas de leitura literária no contexto escolar, digo isso devido à própria natureza interdisciplinar, à necessidade de participação efetiva do receptor, trazendo-lhe a possibilidade de ampliar concepções críticas bem como recriar a partir do ato da leitura. Sendo assim, a Escola de Ensino Integral E.E. Amílcare Mattei procura construir com seus alunos uma consciência crítica de mundo e do contexto histórico-social.
O papel das escolas de tempo integral é formar jovens autônomos, solidários e competentes, e nesse contexto, a equipe de Linguagens amplia horizontes na formação de leitores autônomos, através de uma ação, que consideramos cultural e historicamente construída. Contudo, esse trabalho vai muito além da produção de meros fichamentos, partindo para concepções de leitura mais significativas e aplicáveis na vida.
É tempo de desconstruir o mito de que a leitura literária é difícil, complexa e inacessível aos jovens alunos, temos mesmo é que estimular sua capacidade interpretativa, por isso, aqui, oportunizamos de obras canônicas a textos mais contemporâneos.



(Uma breve linha do tempo das escolas literárias e alguns escritores aclamados – material cedido pela professora de Língua Portuguesa Rosana Rossi).


Agosto de 2016
  




PROJETO CINEMA



SEMANA DO SARESP/SAEB
05 a 10 de Outubro
Alunos dos Terceiros Anos realizando o "Simulado Online Saresp 2015", orientados pela profª Ana Lúcia de Língua Poruguesa.




SIMULADO 3º BIMESTRE

Área de Linguagens abre a maratona de provas com foco nas habilidades trabalhadas no decorrer do 3º bimestre de 2015.







 
 

 
 
 



Aqui as aulas de inglês preparam para ENEM e Vestibulares renomados!

Saber inglês é um conhecimento importante para o mercado de trabalho de um instrumento valioso para o desenvolvimento acadêmico, além de facilitar o acesso a diferentes formas de entretenimento e de arte. Aprender inglês, portanto, é uma maneira de se preparar e se qualificar para tudo isso. Sendo assim, a Profª Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e Coordenadora da Área de Linguagens da E.E Prof. Amílcare Mattei - Escola de Ensino Integral de Marília-SP realiza atividades que perpassam desde a leitura superficial (Reading for General Comprehension) que visa à compreensão geral do texto, à busca de informações específicas e mais detalhadas (Reading for Detailed Comprehension). Com as técnicas scanning e skimming sendo trabalhadas desde a primeira aula, vem-se alcançando resultados surpreendentes e os alunos começam a perder o medo de zerarem na prova de inglês, seja no ENEM ou em processos seletivos de qualquer instituição de ensino.
Além do trabalhado realizado com o Currículo Estadual, a especialista optou pela coleção Way to Go! (vide referência bibliográfica abaixo) como material de apoio, já que o mesmo contribui para o desenvolvimento da formação do aluno como indivíduo que utiliza a linguagem em diversas práticas sociais. Dessa forma, ao longo do volume, oportuniza-se aos alunos uma gama de gêneros textuais e temas de relevância social, além da valorização do uso da língua inglesa como instrumento de ampliação das possibilidades de acesso a diversas formas de pensar, sentir e agir no mundo.

Juliana Abib – PCA de Linguagens



TAVARES, Kátia Cristina do Amaral; FRANCO, Claudio de Paiva: Way to Go!-1.ed. – São Paulo: Ática, 2013.


 

ATIVIDADE: Leitura e análise do poema "A Palavra Mágica" de Carlos Drummond de Andrade e adaptação do mesmo em uma imagem, em papel A 4.
Professoras envolvidas: Milena Galhardo e Rosely.










   






  


Atividade com os Primeiros Anos realizada na área verde e no pátio da escola utilizando o livro didático. Leitura e análise do conto "O menino que escrevia versos" de Mia Couto.
Professora Milena Galhardo




























 Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa
Primeiros Anos - Profª Milena Galhardo















3ª Série A apresentando trabalho sobre o Modernismo
PROFª ANA LUCIA PALMIERI 






AULA DE PORTUGUÊS - 3ª SÉRIE C
ESTUDO DA VANGUARDA EUROPÉIA E MODERNISMO
PROFª ANA LUCIA PALMIERI




Nenhum comentário:

Postar um comentário