2023
16 de março de 2023
Uma quinta-feira dedicada à leitura!!
Prof.ª Ana Lucia de Língua Portuguesa com os alunos das 3.ᵃˢ Séries marcando presença na Sala de Leitura para a leitura compartilhada do conto Negrinha de Monteiro Lobato.
13 de março de 2023
Aula de Língua Portuguesa na 1ª Série A, prof. Adriel.
2020
2019
14/08/2019
02/08/2019
24/05/2019
21/05/2019
28/02/2019
12/02/2019
18/02/2019
2ª SEMANA DE RECUPERAÇÃO
Alunos do 3º A preparando o Sarau, os monitores (em pé) ajudando os colegas.
1ª SEMANA DE AULA RECUPERAÇÃO
Língua Portuguesa - Prof.ª Ana Lucia
3º A - Aprendendo com o jogo Kahoot
06/06/2019
AÇÃO EXITOSA DE TUTORIA
Prof.ª Ana Lucia emplacou 7 tutoradas na 2ª Fase CUCo - Vem pra Usp.
PROJETO LENDO E ENRIQUECENDO
Prof.ª Ana Lucia - 3ª Série B
Início da Leitura do livro Terra Sonâmbula de Mia Couto.
MMR
(Método de Melhoria de Resultados)
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Prof.ª Ana Lucia - 3ª Série
28/02/2019
EQUIPE DE LINGUAGENS NA SALA DE LEITURA
FORMAÇÃO CONTINUADA
2018
22/12/2018
20/12/2018
14/12/2018
09/11/2018
23/10/2018
17/08/2018
15/08/2018
20/12/2018
14/12/2018
Exposição de obras modernistas feitas nas aulas de Arte pelas 3ªs Séries.
PRODUÇÃO DE UMA ENTREVISTA TELEVISIVA
Aula de Língua Portuguesa da Prof.ª Milena realizada na Sala de Leitura.
Os alunos do 2º Ano A receberam um roteiro para a produção de uma entrevista televisiva (características e estruturação; tema; roteiro e revisão).
Habilidade: Analisar o uso da linguagem na produção de entrevistas em interface com a construção da identidade social.
Prof.ª Milena utilizando o Ensino Híbrido em suas aulas de Língua Portuguesa nos Segundos Anos.
Conteúdo: Naturalismo e análise da obra "O Cortiço" de Aluísio Azevedo.
Habilidade: Relacionar texto, Valores próprios da contemporaneidade.
17/08/2018
MAIS UMA AÇÃO DO MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS PARA A LÍNGUA PORTUGUESA
A Prof.ª Ana Lucia acompanha sua turma com atividades diferenciadas, fazendo uso da tecnologia a favor da aprendizagem dos alunos.
Na E.E. Prof. Amílcare Mattei o ensino da gramática vira diversão.
LÍNGUA PORTUGUESA INICIA AS AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS (MMR)
Alunos do 2º Ano B do Ensino Médio aprendendo Verbos e Concordância Nominal e Verbal de forma lúdica , utilizando o jogo educativo KAHOOT.
Sequência Didática criada e mediada pela Professora de Língua Portuguesa e Coordenadora da Área de Linguagens (PCA) Ana Lucia Palmieri Barboza.
Nada como aprender brincando...
06/06/2018
02/05/2018
#EnsinoHibido
26/03/2018
ATIVIDADES CURRICULARES COM O GÊNERO POÉTICO
3º ANO - PROFESSORA ANA LUCIA
Situação de atividade 6, exercício 1 da página 69:
No caderno, elabore um poema que revele seu olhar crítico a respeito de alguma injustiça social. Siga de perto o estilo de Ferreira Gullar, poeta contemporâneo que também fez de sua obra de arte instrumento para transformar o mundo.
A aluna Sarah Lopes, do 3º ano B, lembrou dos professores em seu poema e da luta constante por um mundo com uma melhor educação.
PROFESSORES
Sarah Lopes
Ensinamos a humanidade
Formamos a futura geração
Somos para o mundo
Uma grande parte de sua formação
Somos como a luz das estrelas
Que nem sempre somos notados
Mas, no futuro deles,
Faremos grande falta.
#EnsinoHibido
2017
Outubro de 2016
Da Teoria Literária à Prática
Escolar
Por
Juliana Abib – Professora Coordenadora da Área de Linguagens
Não
há dúvidas de que certas noções da teoria literária podem contribuir para
dinamizar as práticas de leitura literária no contexto escolar, digo isso
devido à própria natureza interdisciplinar, à necessidade de participação
efetiva do receptor, trazendo-lhe a possibilidade de ampliar concepções
críticas bem como recriar a partir do ato da leitura. Sendo assim, a Escola de
Ensino Integral E.E. Amílcare Mattei procura construir com seus alunos uma
consciência crítica de mundo e do contexto histórico-social.
O
papel das escolas de tempo integral é formar jovens autônomos, solidários e
competentes, e nesse contexto, a equipe de Linguagens amplia horizontes na
formação de leitores autônomos, através de uma ação, que consideramos cultural
e historicamente construída. Contudo, esse trabalho vai muito além da produção
de meros fichamentos, partindo para concepções de leitura mais significativas e
aplicáveis na vida.
É
tempo de desconstruir o mito de que a leitura literária é difícil, complexa e
inacessível aos jovens alunos, temos mesmo é que estimular sua capacidade
interpretativa, por isso, aqui, oportunizamos de obras canônicas a textos mais
contemporâneos.
(Uma
breve linha do tempo das escolas literárias e alguns escritores aclamados –
material cedido pela professora de Língua Portuguesa Rosana Rossi).
PROJETO CINEMA

SEMANA DO SARESP/SAEB
05 a 10 de Outubro
Alunos dos Terceiros Anos realizando o "Simulado Online Saresp 2015", orientados pela profª Ana Lúcia de Língua Poruguesa.
SIMULADO 3º BIMESTRE
Área de Linguagens abre a maratona de provas com foco nas habilidades trabalhadas no decorrer do 3º bimestre de 2015.









Aqui as aulas de inglês preparam para ENEM e Vestibulares renomados!
Saber
inglês é um conhecimento importante para o mercado de trabalho de um
instrumento valioso para o desenvolvimento acadêmico, além de facilitar o
acesso a diferentes formas de entretenimento e de arte. Aprender inglês,
portanto, é uma maneira de se preparar e se qualificar para tudo isso. Sendo
assim, a Profª Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e
Coordenadora da Área de Linguagens da E.E Prof. Amílcare Mattei - Escola de
Ensino Integral de Marília-SP realiza atividades que perpassam desde a leitura
superficial (Reading for General
Comprehension) que visa à compreensão geral do texto, à busca de
informações específicas e mais detalhadas (Reading
for Detailed Comprehension). Com as técnicas scanning e skimming sendo
trabalhadas desde a primeira aula, vem-se alcançando resultados surpreendentes
e os alunos começam a perder o medo de zerarem na prova de inglês, seja no ENEM
ou em processos seletivos de qualquer instituição de ensino.
Além
do trabalhado realizado com o Currículo Estadual, a especialista optou pela
coleção Way to Go! (vide referência
bibliográfica abaixo) como material de apoio, já que o mesmo contribui para o
desenvolvimento da formação do aluno como indivíduo que utiliza a linguagem em
diversas práticas sociais. Dessa forma, ao longo do volume, oportuniza-se aos
alunos uma gama de gêneros textuais e temas de relevância social, além da
valorização do uso da língua inglesa como instrumento de ampliação das
possibilidades de acesso a diversas formas de pensar, sentir e agir no mundo.
Juliana Abib – PCA de Linguagens
TAVARES, Kátia
Cristina do Amaral; FRANCO, Claudio de Paiva: Way to Go!-1.ed. – São Paulo:
Ática, 2013.
ATIVIDADE: Leitura e análise do poema "A Palavra Mágica" de Carlos Drummond de Andrade e adaptação do mesmo em uma imagem, em papel A 4.
Professoras envolvidas: Milena Galhardo e Rosely.
Atividade com os Primeiros Anos realizada na área verde e no pátio da escola utilizando o livro didático. Leitura e análise do conto "O menino que escrevia versos" de Mia Couto.
Professora Milena Galhardo
Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa
Primeiros Anos - Profª Milena Galhardo
3ª Série A apresentando trabalho sobre o Modernismo
PROFª ANA LUCIA PALMIERI
AULA DE PORTUGUÊS - 3ª SÉRIE C
ESTUDO DA VANGUARDA EUROPÉIA E MODERNISMO
PROFª ANA LUCIA PALMIERI
Nenhum comentário:
Postar um comentário