AMÍLCARE
MATTEI E A INTERDISCIPLINARIDADE: DOIS
PROFESSORES
A
Escola Estadual Amilcare Mattei resolveu inovar nas aulas de História e Língua
Portuguesa e criou o projeto “Dois Professores”. Que tem como objetivo possibilitar
novas estratégias através de novos olhares sobre um único objeto do
conhecimento, ministrar o mesmo conteúdo ou suas convergências e desenvolver a
competência leitora
Esta
proposta foi elaborada em ATPCA pelos Professores Coordenadores das Áreas de
Linguagens Ana Lucia Palmieri e de Ciências Humanas, Lincoln Menezes, com apoio
dos professores.
Dando o pontapé inicial, os professores Ana
Lucia Palmieri de Língua Portuguesa e Alexandre Simão de História elaboraram um
plano de aulas para a 3ª série do Ensino Médio com uma estratégia que contempla
a dramaticidade para apresentar os conteúdos: Pré-Modernismo e a obra Os sertões, de Euclides da Cunha
(Literatura) e A Guerra de Canudos (História).
A
aula ocorreu no dia 15 de março, momento em que a professora apresentou vídeos sobre
a vida polêmica do escritor Euclides da Cunha e todo seu envolvimento no
episódio Canudos. Na sequência, conversou com os alunos sobre a emblemática
obra do início do século XX, e o surgimento do Pré-Modernismo no Brasil.
Ao
contar a proeza do escritor, que mistura a realidade de sua vida com todo o
sofrimento de um grupo unido que apenas queria uma vida melhor em pleno sertão
do cangaço baiano, a professora foi percebendo o envolvimento dos alunos,
ficaram em silêncio prestando muita atenção. Passados 40 minutos, entra na
sala, lentamente ao som de Asa Branca, com os trajes de Antônio Conselheiro, o
professor de História Alexandre, exatamente como o “Beato” fazia no sertão, aos
brados, contando a história da Guerra do Arraial de Canudos.
Os
alunos entraram em encantamento, ficaram boquiabertos e com brilho nos olhos
ouviram a história fatídica desse povo sertanejo.
Ao
final da dramatização os “dois professores” apresentaram a conexão da obra com
a Guerra e os alunos estabeleceram as relações entre o texto literário e o
momento de sua produção e situaram aspectos do contexto histórico, social e
político.
Para encerrar a aula foram apresentados os
volumes da obra Os sertões que a Sala de Leitura possui, desde o mais antigo
até o mais recente e os alunos produziram relatos da aula. Um dos alunos destacou que: “aprender pode ser
divertido e produtivo”.
O
resultado deste processo foi a grande procura de exemplares dos clássicos de
Euclides da Cunha na Sala de Leitura, desenvolvendo assim o gosto pela leitura.
Ana Lucia Palmieri Barboza
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