quarta-feira, 3 de abril de 2019

INOVAÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA


AMÍLCARE MATTEI E A INTERDISCIPLINARIDADE: DOIS PROFESSORES


  A Escola Estadual Amilcare Mattei resolveu inovar nas aulas de História e Língua Portuguesa e criou o projeto “Dois Professores”. Que tem como objetivo possibilitar novas estratégias através de novos olhares sobre um único objeto do conhecimento, ministrar o mesmo conteúdo ou suas convergências e desenvolver a competência leitora
Esta proposta foi elaborada em ATPCA pelos Professores Coordenadores das Áreas de Linguagens Ana Lucia Palmieri e de Ciências Humanas, Lincoln Menezes, com apoio dos professores.
 Dando o pontapé inicial, os professores Ana Lucia Palmieri de Língua Portuguesa e Alexandre Simão de História elaboraram um plano de aulas para a 3ª série do Ensino Médio com uma estratégia que contempla a dramaticidade para apresentar os conteúdos: Pré-Modernismo e a obra Os sertões, de Euclides da Cunha (Literatura) e A Guerra de Canudos (História).
A aula ocorreu no dia 15 de março, momento em que a professora apresentou vídeos sobre a vida polêmica do escritor Euclides da Cunha e todo seu envolvimento no episódio Canudos. Na sequência, conversou com os alunos sobre a emblemática obra do início do século XX, e o surgimento do Pré-Modernismo no Brasil.
Ao contar a proeza do escritor, que mistura a realidade de sua vida com todo o sofrimento de um grupo unido que apenas queria uma vida melhor em pleno sertão do cangaço baiano, a professora foi percebendo o envolvimento dos alunos, ficaram em silêncio prestando muita atenção. Passados 40 minutos, entra na sala, lentamente ao som de Asa Branca, com os trajes de Antônio Conselheiro, o professor de História Alexandre, exatamente como o “Beato” fazia no sertão, aos brados, contando a história da Guerra do Arraial de Canudos.
Os alunos entraram em encantamento, ficaram boquiabertos e com brilho nos olhos ouviram a história fatídica desse povo sertanejo. 
Ao final da dramatização os “dois professores” apresentaram a conexão da obra com a Guerra e os alunos estabeleceram as relações entre o texto literário e o momento de sua produção e situaram aspectos do contexto histórico, social e político.
 Para encerrar a aula foram apresentados os volumes da obra Os sertões que a Sala de Leitura possui, desde o mais antigo até o mais recente e os alunos produziram relatos da aula.  Um dos alunos destacou que: “aprender pode ser divertido e produtivo”.
O resultado deste processo foi a grande procura de exemplares dos clássicos de Euclides da Cunha na Sala de Leitura, desenvolvendo assim o gosto pela leitura.
Ana Lucia Palmieri Barboza

Nenhum comentário:

Postar um comentário